Conheça - Otimizando a manutenção de uma via de trânsito
A modificação do meio físico natural na instalação de vias de transito é inevitável. As técnicas de afeiçoamento de relevo, corte de taludes, drenagem, proteção superficial e contenção são amplamente utilizadas na instalação das vias, porém, após a conclusão da obra, existe uma cultura de descaso com o emprego de programas de monitoramento periódico destas intervenções
Diversas rodovias no Estado de São Paulo tiveram a operação interrompida após desastres causados pela ação das condições geológicas, hidrológicas e climáticas sobre as intervenções antrópicas. Os efeitos inevitáveis destas condições naturais continuam atuando após o fim da fase de instalação e são res-ponsáveis pela progressiva perda de estabilidade do meio. Porém, os acidentes podem ser evitados através do emprego de programas de monitoramento periódico das intervenções dessas obras.
Os monitoramentos da erosão, degradação superficial dos taludes e movimentos de massa podem direcionar a manutenção e as obras de contenção de maneira a reduzir os custos e aumentar a eficiência destas atividades. O estudo não restringe o transito na via e é pouco custoso, por demandar uma equipe pequena de especialistas e não depender de onerosas investigações do substrato.
A Ambiens Soluções Ambientais recomenda fortemente o investimento no monitoramento do meio físico como uma maneira de evitar imprevistos, aumentar a eficiência e contribuir com cultura da prevenção ante à remediação.
Quer saber mais? Entre em contato.